PALMEIRAS

Pega o México na final | Brasil sub-17 joga para encerrar jejum de oito anos sem títulos da Fifa

Pega o México na final | Brasil sub-17 joga para encerrar jejum de oito anos sem títulos da Fifa
Brasil e México decidem, neste domingo, às 19h, no Bezerrão em Brasília, a Copa do Mundo sub-17. É a chance para o futebol brasileiro, pentacampeão mundial, acabar com um incômodo jejum: há oito anos um time verde-amarelo não conquista um título mundial da Fifa no futebol de base (em torneios entre países).Comandado pelo técnico Guilherme…

Brasil e México decidem, neste domingo, às 19h, no Bezerrão em Brasília, a Copa do Mundo sub-17. É a chance para o futebol brasileiro, pentacampeão mundial, acabar com um incômodo jejum: há oito anos um time verde-amarelo não conquista um título mundial da Fifa no futebol de base (em torneios entre países).

Comandado pelo técnico Guilherme Dalla Dea, o time de que tem promessas como Kaio Jorge e Gabriel Veron, além de Talles Magno — que está fora da final por lesão —, é o primeiro a alcançar a final da competição desde 2005. Naquele ano, a seleção tinha nomes como o lateral esquerdo Marcelo e o meia Renato Augusto, mas ficou com o vice-campeonato ao perder justamente para o México.

O último título conquistado pelo futebol brasileiro em torneios por países da Fifa foi no Mundial sub-20 de 2011, com a equipe formada por jogadores que se tornaram figuras frequentes nas convocações da seleção principal, como Casemiro, Allan e Philippe Coutinho, além de Oscar, que disputou a Copa do Mundo de 2014, e Dudu, atacante do Palmeiras. Ney Franco era o técnico.

O principal jogador brasileiro naquela edição do Mundial sub-20 foi o atacante Henrique Almeida, artilheiro e eleito o melhor jogador da competição. Ele joga atualmente pela Chapecoense e foi decisivo na semifinal contra o México ao marcar dois gols. Oscar fez os três gols brasileiros na final por 3 a 2 sobre Portugal na final, em Bogotá, na Colômbia.

Último título brasileiro em Mundiais tinha Casemiro, Philippe Coutinho, Allan, Dudu e Oscar - Alex Grimm - FIFA/FIFA via Getty Images

Último título brasileiro em Mundiais tinha Casemiro, Philippe Coutinho, Allan, Dudu e Oscar

Imagem: Alex Grimm – FIFA/FIFA via Getty Images

Na história das Copas do Mundo sub-17, o Brasil tem três títulos conquistados. O primeiro com a geração de Ronaldinho Gaúcho, em 1997, o segundo com a de Adriano, em 1999, além de 2003, quando o último título da categoria. Aquele time contava com jogadores como o goleiro Marcelo Lomba, atualmente no Internacional, e o volante Arouca, ex-Fluminense, Santos e Palmeiras. A seleção treinada por Marcos Paquetá derrotou na final a Espanha de jogadores como Javi Garcia, David Silva e Cesc Fábregas — eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil tem histórico de títulos em competições de base no futebol, com seu maior número de conquistas no sub-20, categoria na qual venceu em 1983 (com Dunga, Bebeto e Jorginho), 1985 (Taffarel, Silas e Müller), 1993 (Dida, Jardel e Argel Fucks), 2003 (Daniel Alves, Fernandinho e Nilmar) e 2011.

A última vez em que o Brasil esteve perto de um título da base foi em 2015, Na final daquele Mundial, o time, que tinha Gabriel Jesus e Malcom, ex-Corinthians e Barcelona, perdeu para a Sérvia na prorrogação, em Auckland, na Nova Zelândia.

Nos últimos quatro anos, a base do futebol brasileiro teve problemas, com a seleção sub-20 não conseguindo a classificação para os Mundiais de 2017 e 2019, enquanto a sub-17 foi a terceira colocada em 2017, mas não conseguiu a classificação para a Copa de 2019 e só entrou na competição devido à mudança de sede do Peru para o Brasil — a equipe de Dalla Dea herdou a vaga como anfitrião.

Brasil x México

Brasil: Matheus Donelli; Yan Couto, Henri, Luan Patrick e Patrick; Daniel Cabral, Diego Rosa e Pedro Lucas; Gabriel Veron, João Peglow e Kaio Jorge. Técnico: Guilherme Della Dea

México: García; Ruiz, Victor Guzman, Gomez e Rafael Martinez; Edgar Martinez, Eugenio Pizzuto; Bryan Gonzalez, Bruce El Mesmari e Israel Luna; Santiago Muñoz. Técnico: Marco Antonio Ruiz

Horário: 19h
Local: Estádio Bezerrão, em Brasília (DF)
(Com transmissão ao vivo da Globo)

Fonte