PALMEIRAS

Corinthians conquistava título que deu origem a trecho do hino do clube há 91 anos; relembre

Corinthians conquistava título que deu origem a trecho do hino do clube há 91 anos; relembre
Um dos trechos do hino do Corinthians teve origem a partir de um título conquistado pelo clube. Há 91 anos, o Timão garantia uma taça que o garantiu a fama de "campeão dos campeões", frase que ocupa o segundo verso da composição de Lauro D’Ávila, em 1951.Vencedor do Campeonato Paulista de 1930, o Corinthians enfrentou…

Um dos trechos do hino do Corinthians teve origem a partir de um título conquistado pelo clube. Há 91 anos, o Timão garantia uma taça que o garantiu a fama de “campeão dos campeões”, frase que ocupa o segundo verso da composição de Lauro D’Ávila, em 1951.

Vencedor do Campeonato Paulista de 1930, o Corinthians enfrentou o Vasco, que havia sido campeão carioca, pela Taça Apea. Embora esse seja o nome oficial do torneio, ele foi justamente feito para definir quem seria o campeão dos campões.

Sob o comando do técnico Virgílio Montarini, o elenco da conquista contava com Tuffy, Rafael e Del Debbio – um dos primeiros ídolos do clube; Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Peres, Gambinha, Rato e De Maria.

Inicialmente o torneio foi organizado para ser disputado num esquema melhor de três, mas acabou tendo apenas dois jogos. No jogo de ida, em casa, o Corinthians venceu por 4 a 2. Na volta, no Rio de Janeiro, a equipe do Parque São Jorge garantiu mais um triunfo, dessa vez por 3 a 2.

O Torneio foi realizado em 1930, mas se houvesse qualquer disputa antes disso, o Corinthians poderia ter garantido o título de “Campeão dos Campeões” muito antes. Àquela altura, a equipe já havia sido oito vezes campeã estadual: 1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930. Hoje, o Corinthians detém 30 títulos, sendo o maior campeão paulista..

Veja mais em:
Jogos Históricos e História do Corinthians.

Fonte