PALMEIRAS

Auto-agendamento a partir dos 20 anos adiado. Arranque previsto para a próxima semana

Auto-agendamento a partir dos 20 anos adiado. Arranque previsto para a próxima semana
Os jovens com mais de 20 anos vão ter de esperar até à próxima semana pela abertura do auto-agendamento para a vacinação contra a covid-19. O calendário previa que o arranque da possibilidade de marcação online fosse a 14 de julho, mas teve que ser alterado. Segundo declarações da task force ao jornal "Público", “a…

Os jovens com mais de 20 anos vão ter de esperar até à próxima semana pela abertura do auto-agendamento para a vacinação contra a covid-19. O calendário previa que o arranque da possibilidade de marcação online fosse a 14 de julho, mas teve que ser alterado. Segundo declarações da task force ao jornal “Público”, “a ideia, agora, é abrir o auto-agendamento logo a partir dos 18 anos, em vez de ser apenas a partir de 20 anos, todos ao mesmo tempo, e na próxima semana”.

Esta foi a primeira vez que o calendário sofreu alterações significativas. No caso dos maiores de 50 anos abriu, como planeado, a 27 de maio. A partir dos 45 anos, a data definida, 4 de junho, foi cumprida, tal como a dos 43 anos (7 de junho). Acima dos 40 anos arrancou com um dia de atraso, 15 de junho, mas a seguir as datas definidas foram respeitadas, sucessivamente, até aos 23 anos.

“Não quero dar falsas esperanças aos jovens. Há concelhos que já estão a agendar localmente pessoas a partir dos 18 anos. Mas no auto-agendamento quero evitar uma corrida que leve a que se criem filas de espera. Por isso pensamos abrir [este processo] só para a semana e incluindo não só os 20 anos, mas também os 18 anos”, disse o coordenador da task force, Henrique de Gouveia e Melo, garantindo que as metas que traçou se mantêm.

Fonte